MODALIDADES

É sabendo da importância de através da ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, levarmos jovens e adultos a um processo de amadurecimento para uma boa e segura escolha profissional que o GRUPO ORIENTANDO preparou duas modalidades de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Ambas as modalidades têm 8 encontros, onde temos como objetivo levar o jovem a uma maturidade para escolher. Os primeiros encontros visam o autoconhecimento. O jovem vai ser levado a perceber suas influências familiares, os mitos herdados, as questões inconscientes que atuam no processo de escolha. Na segunda temos a INFORMAÇÃO PROFISSIONAl, que objetiva ampliar o leque de opções e aprofundar-se sobre as profissões que ele se interessa, sempre as relacionando com a REALIDADE SOCIAL das mesmas. Acreditamos que o final do trabalho acontece quando o próprio jovem consegue discernir sobre as profissões e ele próprio encontrar-se apto para essa e novas escolhas profissionais que possam surgir.
___________________________
Modalidade Individual
Indicada para quem quer um grande aprofundamento sobre as questões da escolha. Segue um modelo de uma psicoterapia breve, tendo as questões profissionais como FOCO principal. Utiliza muitas técnicas em comum com a modalidade grupal, só que tem outro tipo de enfoque (Encontros de 45 minutos a 1 hora).

___________________________

Modalidade Grupal

- Técnicas para Criar um Vínculo Grupal -

Embora no modelo grupal, tenhamos 2 ou 3 encontros individuais (cada jovem com o psicólogo orientador), o grupo tem como vantagem propiciar ao jovem que ainda não está envolvido no processo de escolha, atividades e técnicas lúdicas para que o mesmo se envolva no e reflita mais sobre a mesma. É indicado para adolescestes ou pessoas com dificuldade em verbalizar individualmente (Encontros de 1hora e 30min à 2horas).